[ INFOGRÁFICO ]

Pessoas ou tecnologia:

como escalar uma operação sem perder a qualidade

Com a crescente necessidade de escalabilidade nas empresas, surge o questionamento: qual a melhor forma de aumentar a produtividade sem comprometer a qualidade?

Pessoas ou Tecnologia?

Enquanto alguns defendem a substituição das pessoas pela tecnologia, a verdade é que a tecnologia pode ser uma grande aliada no aprimoramento do trabalho humano. Neste infográfico, vamos comparar as vantagens de optar por uma plataforma tecnológica em vez de contratar funcionários para tarefas operacionais e mecânicas.

Custo

Contratar pessoas envolve custos como salários, benefícios, bônus e treinamentos. Por isso, seu tempo deve ser investido em atividades analíticas e estratégicas.

Ao contratar tecnologia, geralmente é necessário apenas pagar pelo setup e licença de uso. Isso libera as pessoas para tarefas estratégicas, o que valoriza o capital humano.

Eficiência

Tarefas repetitivas em massa podem sobrecarregar as pessoas, prejudicando sua produtividade e qualidade de entrega.

Automatizar tarefas com tecnologia traz escala para a operação e alivia a carga, permitindo o uso estratégico de pessoas.

Escalabilidade

Conforme a empresa cresce, pode ser difícil acompanhar na mesma escala e velocidade a contratação de pessoas para a demanda operacional.

Com a tecnologia a escala é quase ilimitada, economizando recursos para reinvestir no desenvolvimento e reconhecimento dos times e áreas.

Disponibilidade

A limitação natural do horário humano, somada a possíveis faltas e atrasos, pode dificultar o atendimento durante o horário comercial.

A tecnologia 24 horas ajuda clientes que precisam de atendimento em horário diferenciado e diminui a sobrecarga no horário comercial.


Precisão

Tarefas repetitivas podem ser exaustivas para as pessoas, apresentando riscos de erros e de variação na qualidade.


A automação com tecnologia traz maior consistência na qualidade, além de liberar as pessoas para atividades mais complexas e estratégicas.

Gestão

Gerenciamento de tarefas repetitivas em massa pode desviar o foco da gestão de pessoas e exigir muito tempo e esforço.


A automação dessas tarefas com tecnologia permite mais tempo para o desenvolvimento e motivação dos colaboradores.


Rotatividade

A monotonia dessas tarefas pode levar as pessoas a um desgaste emocional e a desmotivação.


Usar tecnologia para automatizar tarefas libera as pessoas para atividades mais satisfatórias, reduzindo a rotatividade.

Geração de Valor

Alocar pessoas em atividades mecânicas e repetitivas desperdiça talentos para análise de dados, relacionamento e estratégias.


Tecnologia em atividades repetitivas maximiza a produtividade, permitindo o uso estratégico dos recursos humanos e a geração de valor.

Conclusão:

A tecnologia é uma grande aliada na escalabilidade das empresas, aumentando a eficiência e a produtividade do time e reduzindo custos e riscos.


Mas, é importante destacar que a automação não substitui pessoas, mas sim aprimora o trabalho humano, liberando as pessoas para tarefas mais complexas e estratégicas.


Combinar potencial tecnológico com o talento e a criatividade humana, possibilita alcançar resultados mais expressivos e gerar mais valor para as empresas e seus clientes.

Quer reduzir custos operacionais, aumentar a produtividade e gerar valor?

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“A tecnologia está aí para simplificar e aprimorar as operações. Ao invés de encará-la como uma ameaça ou substituta às pessoas, é importante enxergar seu papel como aliada, atuando em conjunto com o trabalho humano para maximizar a eficiência e eficácia das equipes em suas atividades.”